NOTICIA
noticias
Programa Ciência sem Fronteiras visa oferecer 100 mil bolsas de estudo no exterior
Redação SRZD | Nacional | 08/08/2011 09h41
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, no programa "Café com a Presidenta", que o governo pretende conceder 75 mil bolsas de estudo (incluindo graduação e pós-doutorado) em instituições do exterior. A iniciativa faz parte do programa Ciência sem Fronteiras, que visa o aperfeiçoamento dos profissionais brasileiros fora do país, fomentando a pesquisa e a criação. Dilma pediu ajuda a empresários do Brasil para que a meta da concessão de 100 mil bolsas seja atingida.
A área das ciências exatas será priorizada, abrangendo cursos de engenharia, matemática, física, biologia, ciência da computação, ciências médicas e todas as áreas tecnológicas. A presidente acredita que essas esferas são cruciais para que a indústria brasileira melhore sua competitividade e a economia do país melhore.
Selação dos bolsistas
Estudantes que atingirem o mínimo de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão concorrer às bolsas do Ciência sem Fronteiras. Também poderão ser selecionados aqueles que forem premiados em olimpíadas científicas, como a Olimpíada da Matemática, além de alunos que realizam iniciação científica.
Dilma afirma que estudantes que antes não teriam condições de pagar para estudar no exterior, poderão agora "frequentar as melhores universidades do mundo".fonte:srzd.
robo vai para marte
Nasa se prepara para lançar nave-robô rumo a Marte
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
12/08/2011 | 20h11 | Curiosity
A Nasa apresentou hoje detalhes de sua próxima missão para Marte. A nave-robô Curiosity deverá partir para o planeta vermelho em 25 de novembro. Como Opportunity que neste momento explora uma cratera marciana, o Curiosity também é um carro-robô. Ele é equipado com sensores ainda mais modernos do que os do Opportunity. Ao todo ele, transportará dez equipamentos. O objetivo principal é descobrir se existem ou já existiram condições para a vida em Marte. Em especial, vida microbiana — ninguém espera encontrar homenzinhos verdes por lá.
O Curiosity vai explorar em detalhes uma cratera marciana chamada Gale, escolhida por ser considerada hospitaleira — para os padrões das hostis condições marcianas, claro. O Curiosity recebe os últimos ajustes na base espacial de Kennedy, na Flórida. Ele será integrado a uma nave maior, cuja missão é levá-lo até a órbita marciana, onde descerá de paraquedas e partirá para explorar a superfície. O lançamento será feito da Base de Cabo Cañaveral, também na Flórida.
O carro-robô tem braços para pegar amostras de rochas. Estas serão colocadas no interior do robô, onde serão analisadas. Antenas poderosas enviarão o resultado das análises para a Terra ainda mais rapidamente do que a primeira geração de carros-robôs é capaz de fazer. O Curiosity, como o nome indica, é um explorador. Ele também vai estudar o clima e a radiação em Marte. Também, como os seus antecessores, buscará água.
Da Agência O Globo
fonte:pernambuco.com
|
- bem vindo ao game land
- como usar este site
- NOTICIA
- jogos
- videos
- pergutas e curiosidades
- imprima
- aniversarios
- interativo
- horoscopo
- peixes
- propagandas
- ciencia
- copie carinhas
- natureza
- cadastre-se
- astronomia
- tempo
- compre
- dicionario
- pets
- aluguel
- oque acontece
- FAÇA FOTOS 3D
- FOTOS
- caça ao tesouro
- com quem voce e compativel
- chat
- imagens
- blog
- Contactos