astronomia

astronomia

                    

Anúncios Google

 

Anúncios Google

astronomia
Astronomia
História da astronomia, sistema solar, Teoria do Big Bang, planetas do sistema solar, astrônomos, Via Láctea e corpos celestes, quasares e pulsares, buraco negro, supernovas e telescópio Hubble.

sistema solar

 
  • Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado

  • Redação
A A A

Todo primeiro sábado do mês, o Planetário de Londrina abre para o público. Neste sábado (3), além das duas sessões programadas, o documentário "Impérios do Sol" também será passado aos interessdos. A exibição tem início às 15h.

Segundo a planetarista, Juliana Romanzin, as exibições têm o objetivo de divulgar a astronomia de forma lúdica e didática. "Pessoas de todas as idades podem visitar o planetário, pois temos atividades especialmente elaboradas para cada faixa etária, para que todos possam se divertir e aprender", ressaltou.

Juliana explicou que o documentário a ser exibido neste sábado mostra a influência e a importância do Sol para a Terra e para todo o sistema solar.

Na sequência, às 16h, será apresentado "O Príncipe Sem Nome" que conta a história de Alex e seu cachorrinho que viajam de volta à Terra. Na última sessão do dia, às 17h, será mostrada  uma viagem ao longo da história, passando pelos momentos marcantes na evolução do telescópio e é intitulada "Além dos Olhos: A Astronomia Depois do Telescópio".

Juliana ainda contou que o planetário recebe muitas visitas durante as exibições realizadas aos sábados. "Temos sempre em média 30 pessoas por sessão, as salas estão sempre lotadas", informou.

A entrada para assistir ao documentário é gratuita. Para as sessões, o custo dos ingressos é de R$ 3,00 cada e podem ser adquiridos com meia hora de antecedência de cada sessão.

O Planetário funciona através de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e recebe escolas públicas e particulares da cidade, além da população em geral no primeiro sábado do mês.

Comente com:
 
 

Comentários

0 comentários

Shopping

Publicidade

Shopping

Ouça Agora

Publicidade

Loterias

  • Números sorteados
  • 48
  • 34
  • 25
  • 42
  • 13
  • 8
 
 

Publicidade

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pod

Imagem da Via Láctea

 

Introdução 

O ser humano sempre buscou compreender o funcionamento do Universo. Desde a Antiguidade, os povos observavam as estrelas, cometas e planetas para tentar desvendar os mistérios do espaço. Em diversas civilizações, por exemplo, muitas estrelas e planetas foram transformados em deuses. Muitas lendas contam a origem destes astros e delegam poderes especiais a eles. Mas foi somente durante o Renascimento Científico ( séculos XV e XVI ) que o homem passou a ter uma visão mais detalhada e significativa do Universo.

Abaixo um breve histórico da evolução dos conhecimentos sobre astronomia.

750 a.C. - Os egípcios começam a utilizar o movimento do sol para contar o tempo. Surgem os primeiros relógios de Sol.
600 a.C. - O pesquisador grego Tales de Mileto calcula e consegue prever a chegada de um eclipse.
350 a.C. - O matemático grego Eudoxo de Cnidos elabora o primeiro mapa astronômico.
240 a.C. - O grego Eratóstenes  faz o primeiro cálculo da circunferência do planeta Terra e chega a conclusão que está distância é de 39.690 km. 
140 -  Claudius Ptolomeu, pesquisador grego, elabora o primeiro modelo do universo: a Terra ficaria no centro e os planetas e estrelas girariam em torno dela.
1054 - Na China, observadores de estrelas relatam, pela primeira vez, a morte de uma estrela na constelação de Touro.
1304 - O pintor renascentista italiano Giotto faz uma pintura retratando um cometa.
1472 - O astrônomo alemão  Johann Müller elabora, com detalhes, estudos sobre a órbita de um cometa.

 
 
Prepare seu capacete de astronauta e embarque numa viagem cósmica alucinante, visitando todos os planetas do Sistema Solar, relembrando Céu do Descobrimento e aprendendo um bocado de coisas sobre esse universo infinito e cheio de mistérios!

 

Você Sabia? Que existem estrelas que não deram certo? E o que é nova, supernova e hipernova, você sabia?

 

 
Cultura

 

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB
 


O conteúdo desta área é monitorado pela SBEA - Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia


1543 - Nicolau Copérnico, astrônomo polonês, desenvolve estudos provando a teoria do heliocentrismo. De acordo com ela, todos os planetas do sistema solar giram ao redor do Sol. Esta tese é apresentada no livro Sobre a Revolução dos Corpos Celestes. Embora não aceita pela Igreja Católica, a teoria passar ser um referencial nas pesquisas astronômicas, pois derruba a visão de Ptolomeu sobre o Universo.
1610 - O italiano Galileu Galilei desenvolve um instrumento parecido com um telescópio para observar os astros.
1845 - O irlandês William Parsons elabora o maior telescópio de sua época e descobre as primeiras galáxias espirais.
1851 - O físico francês Jean-Bernard-Leon Foucault comprova o movimento de rotação do planeta Terra.
1862 - O físico sueco Anders Jonas Angströn descobre que o Sol contém hidrogênio em sua composição.

Astronomia e Astrofísica

Astronomia na Antigüidade
Constelações
A Esfera Celeste
Sistemas de Coordenadas
Trigonometria Esférica
Posições do Sol
Estações do Ano
Insolação Solar
Medidas do Tempo
Data da Páscoa
Simulações dos Satélites GPS
Lua
Fases da Lua
Simulação das Fases da Lua
Eclipses
Cálculo das Sombras
Órbita dos Planetas
Tycho, Kepler e Galileo
Simulação das Leis de Kepler
Determinação da Órbita de Marte por Kepler
Newton
Leis de Kepler Generalizadas
Efeitos de Maré
Precessão do Eixo da Terra
Sistema Solar
Planetas do Sistema Solar
Corpos Menores do Sistema Solar
O Sol - Nossa Estrela
Origem da Vida e Vida Extraterrestre
Planetas Extrassolares
Distâncias e Paralaxe
Estrelas Binárias
Efeito Doppler
Fotometria
Cor e Temperatura das Estrelas
Espectroscopia
Tratamento de Imagens CCD
Estrelas e Diagrama HR
Temperatura e Pressão
Evolução e Interiores Estelares
A Escala do Universo
Via Láctea
Meio Interestelar
Galáxias
Simulações de Interações entre Galáxias
Universo e Cosmologia
Cosmologia Matemática
Telescópios e Instrumentos
Biografias
Auto-testes e Exercícios
Bibliografia
Constantes
Por que estudar Astronomia? Nosso objetivo é utilizar o Universo como laboratório, deduzindo de sua observação as leis físicas que poderão ser utilizadas em coisas muito práticas, desde prever as marés e estudar a queda de asteróides sobre nossas cabeças, até como construir reatores nucleares, analisar o aquecimento da atmosfera por efeito estufa causado pela poluição, necessários para a sobrevivência e desenvolvimento da raça humana.

Em uma noite sem nuvens, em um local distante das luzes da cidade, o céu noturno pode ser visto em todo o seu esplendor, e é fácil entender porque desperta o interesse das pessoas. Depois do Sol, necessário à vida, a Lua é o objeto celeste mais importante, continuamente mudando de fase. As estrelas aparecem como uma miríade de pontos brilhantes no céu. Entre elas, os planetas se destacam por seu brilho e por se moverem entre as demais.

No Big Bang, que deu início ao Universo, toda a matéria estava concentrada em um único ponto, com temperaturas tão altas que os prótons e nêutrons que formam os átomos ainda não existiam. Existia um mar de energia, matéria e antimatéria. As partículas, quarks e léptons apareciam brevemente, e desapareciam neste mar de energia.

Este texto foi escrito para permitir acesso por pessoas sem qualquer conhecimento prévio de Astronomia e com pouco conhecimento de matemática. Embora alguns capítulos incluam derivações matemáticas, como Insolação Solar, Marés e Leis de Kepler Generalizadas, a não compreensão desses cálculos não compromete a compreensão do texto geral. As sessões de Evolução Estelar e Cosmologia Matemática requerem bom conhecimento de matemática e de física. Mesmo que o leitor pule as seções mais matemáticas, deve obter uma boa visão da Astronomia e Astrofísica.

...dos quarks aos quasares.

O texto não tem a preocupação de ser totalmente original, mas sim de trazer a informação completa em português. Alguns parágrafos consistem de traduções livres de textos estrangeiros.

Terça-feira, 6 de setembro de 2011
© Os textos, gráficos e imagens deste sítio (site) têm registro: ISBN 85-7025-540-3 (2000), ISBN 85-904457-1-2 (2004) e só podem ser copiados integralmente, incluindo o nome dos autores em cada página. Nenhum uso comercial deste material é permitido, sujeito às penalidades previstas em lei.
© Kepler de Souza Oliveira Filho & Maria de Fátima Oliveira Saraiva

1929 - O astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble descobre que as galáxias afastam-se uma das outras. É a semente para a Teoria do Big Bang, a explosão inicial que deu origem ao Universo.
1963 - O norte-americano Maarten Schmidt faz descobertas sobre os quasares, os astros mais distantes e mais poderosos que existem no universo.
1964 - Os astrônomos Arno Allan Penzias e Robert Woodrow Wilson detectam a luz originária da explosão do Big Bang há 13 bilhões de anos.
1967 - O astrônomo inglês Anthony Hewish consegue captar sinais de rádio do primeiro pulsar, uma espécie de estrela que emite radiação no formato de pulsos regulares.
1971 - O pequisador canadense C.T. Bolt detecta a existência dos buracos negros que concentram a maior quantidade de matéria do Universo.
1975 - O físico inglês Stephen Hawking  conclui que um buraco negro pode evaporar, perdendo nesse processo uma pequena quantidade de massa.
1987 - O astrônomo canadense Ian Shelton consegue a primeira supernova próxima da Terra. As supernovas são explosões de grandes estrelas próximas a morte.
1992 - O telescópio orbital Cobe consegue fotografar, com grande precisão, o brilho do Big Bang.
1999 - Os astrônomos, após observações e imagens do telescópio Hubble, comprovam que o Universo está se expandindo há 13 bilhões de anos, ou seja, desde o momento do Big Bang.

Você sabia?

Dia 2 de dezembro comemora-se o Dia da Astronomia.

 

_____________________________

Veja também:

Teoria do Big Bang
Sistema Solar 
Buraco Negro
Galáxias 
Ano-Luz 
Lua 
Planeta Vênus
Plutão
Planeta Mercúrio
Livros de Astronomia 


Acessar Ciências e Tecnologia

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

Translate this Page
animal
Qual o teu animal preferido?
gato
girafa
elefante
guepardo
aguia
peixe
tatu bola
tartaruga
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (59 votos)




ONLINE
3








oi